quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lançamento do Edital 2009 do Selo da Diversidade Étnico-Racial

A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) realizará nesta quarta-feira (11), no Auditório da Associação Comercial da Bahia, às 13h, o evento de lançamento do Edital de abertura do Selo da Diversidade Étnico-Racial – 2009. A Semur irá apresentar a proposta desta política pública para o mundo empresarial, visando agregar mais empresas ao programa. A proposta é que até o final deste ano mais de 100 empresas adiram ao programa do Selo, através do Edital - 2009.

Várias pesquisas no país demonstram que homens e principalmente as mulheres negras encontram-se na base da pirâmide social brasileira. Em Salvador, cidade com maior contingente de afrodescendentes do país, esta situação é uma característica muito forte.

Este programa representa um importante avanço da Prefeitura de Salvador e tem como principal objetivo incentivar a diversidade racial em um dos campos de maior exclusão da população negra, o mercado de trabalho. As inscrições acontecem entre os dias 23 de outubro e 20 de novembro.

Objetivando transformar a realidade dos negros na sociedade, a Semur retomou o programa do Selo da Diversidade. Após a revisão do Plano de Trabalho elaborado pelas empresas e a constatação dos avanços alcançados por cada uma delas, os parceiros foram convocados a participar desta nova etapa para aprovação do Edital 2009.

Após algumas reuniões, palestras e debates com os parceiros, as empresas e o Comitê Gestor, bons ventos sopraram e neste curto espaço de tempo está sendo lançado o Edital de abertura do Selo da Diversidade 2009.

Os primeiros encontros foram provocados pela Semur para ativar a política pública do Selo com o Instituto Íris, ABRH-BA e Hélio Santos. Neste encontro foram pautadas novas metas e a reafirmação do compromisso em manter ativa esta política pública que fomenta a responsabilidade social das empresas, auxiliando na inclusão social dos afrodescendentes. Os encontros foram organizados com intuito de sensibilizar as empresas, organizações do terceiro setor e a sociedade civil que o Selo é uma política pública de valorização da diversidade étnico-racial e que pode ser uma porta de entrada para melhorar a imagem social das empresas.

Este projeto representa um diferencial no mercado de trabalho e é uma forma de alterar os dados atuais, sobre a ausência de trabalhadores afrodescendentes em posições estratégicas das empresas na cidade com maior população negra do país.

Histórico - O Selo da Diversidade Étnico-Racial, lançado em 2007, é uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, através da Semur, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA) e o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Íris). O programa é uma peça com potencial em fomentar as empresas com a questão da responsabilidade social, além de ser uma política de valorização da diversidade étnico-racial para as empresas, organizações do terceiro setor e da sociedade civil.

No primeiro momento, 30 instituições aderiram ao selo e assumiram o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. Além de elaborar o censo étnico-racial, as empresas criaram propostas de alteração da realidade de sub-representação de afrodescendentes em seus diversos níveis hierárquicos. Estas propostas foram analisadas por um Comitê Gestor, composto de organizações representativas do segmento governamental, empresarial e da sociedade civil. E, após a revisão de todos os trabalhos apresentados, foram feitas as alterações necessárias para melhorar o programa do Selo da Diversidade e está sendo lançado o Edital 2009.



TEMA: “Um Diálogo sobre a Responsabilidade Social e Empresarial e o Selo da Diversidade”

13h – Credenciamento

13:30h – Abertura



Palestras

14h - “Responsabilidade Social Empresarial e Competitiva”

Palestrante: Mario Nelson Carvalho – Vice-presidente da ANCEABRA



14:30h - “A importância da Diversidade nas Organizações”

Palestrante: Rosema Maluf – ACB – Associação Comercial da Bahia



15h – Apresentação do Selo da Diversidade Étnico-Racial da Cidade do Salvador

Palestrante: Ailton Ferreira - Secretário Municipal da Reparação



16h – “Case de Sucesso”

Palestrante: Dalila Caldas – Representante do Shopping Center Lapa



17h – Encerramento

Coquetel



Mais informações: (71) 4009-2629 / (71) 4009-2611



Adriana Ferreira
Jornalista
DRT-BA 2969<
(71) 87754971